Passo-a-passo

Hora de Dirigir

Work and Family Mobility Act (WFMA)

 

A partir de 1º de julho de 2023, os residentes de Massachusetts que se qualificam poderão aplicar para uma carteira de motorista padrão (Classe D ou M), independentemente do status imigratório, de acordo com a nova Lei Work and Family Mobility Act.

A Lei Work and Family Mobility Act remove a exigência de que os moradores do Estado de Massachusetts forneçam prova de status no país para uma carteira de motorista padrão.

Para obter uma carteira de motorista, o RMV exigirá que todos os candidatos comprovem sua identidade, data de nascimento e residência em Massachusetts. Para ver a lista expandida de documentos que o RMV aceitará, role para baixo. Os motoristas também serão obrigados a passar na prova escrita, exame de visão e um teste de direção.

Confira as informações abaixo para realizar sua aplicação:

 

Visão Geral

 

Para dirigir legalmente em Massachusetts, você deve primeiro solicitar o Learner’s Permit e passar na prova escrita. A Learner’s Permit permite que você dirija enquanto pratica suas habilidades de direção.

Depois de obter a licença do aluno, os motoristas devem passar por um teste de estrada para receber uma carteira de motorista padrão (Classe D ou M). Uma licença de passageiros (Classe D) permite que você opere legalmente um veículo de passageiros, van ou caminhão pequeno. Uma licença de motocicleta (Classe M) permite que você opere legalmente uma motocicleta.

Abaixo estão mais detalhes sobre como obter sua carteira de motorista padrão.

Passo 1: Informe-se 

A Lei de Mobilidade Profissional e Familiar é a lei em Massachusetts. O RMV ​​está aqui para auxiliar os motoristas qualificados nesse processo, para que possam começar a dirigir com segurança e tranquilidade.  

O primeiro passo para obter sua licença é entender o processo. Saiba mais sobre os requisitos pesquisando  mass.gov/RMV  ou continue lendo para saber mais sobre os requisitos abaixo. Outros recursos em mass.gov/RMV serão atualizados antes de 1º de julho com orientações adicionais  Certifique-se de que os sites que você usa tenham o link mass.gov oficial.

 

Etapa 2: agende sua consulta para a permissão do aluno 

Preencha a solicitação de permissão do aluno on-line a partir de 1º de julho . Selecione a permissão que você está solicitando, “Classe D” para uma licença padrão ou “Classe M” para uma licença de motocicleta. Se necessário, você pode preencher um formulário em papel.  

Depois de preencher um formulário, você deve agendar uma consulta em um Centro de Atendimento . Os agendamentos podem ser feitos no myRMV .  As consultas podem ser agendadas com antecedência, mas não devem ser agendadas antes de 1º de julho.

Observe que os agendamentos do Centro de Atendimento são limitados com base no horário do Centro de Atendimento e pode levar algum tempo para agendar um. Se não houver um compromisso disponível na data e local de sua preferência, verifique com frequência. Agendamentos abertos diariamente. Depois de agendar sua consulta, você receberá um e-mail de confirmação com a hora e a data.   

Para garantir um processo tranquilo, o RMV incentiva os clientes a pagar as taxas antecipadamente online:   

  • A taxa de permissão do aluno é de $ 30  

  • A taxa de teste de estrada é de $ 35  

  • A taxa de licença é de $ 50  

Etapa 3: Estude para o exame de permissão do aluno 

Depois de marcar uma consulta para a permissão de aprendizado, você precisa fazer o exame de permissão. Este exame permitirá que você comprove seu conhecimento das leis de trânsito de Massachusetts para garantir que você possa dirigir com segurança

Enquanto espera pelo dia da sua consulta, reserve um tempo para estudar para o exame de permissão do aluno, que está disponível em 35 idiomas. Para mais informações, leia o  Manual do Motorista  e faça um  exame simulado .   

Para motoristas iniciantes,  recursos adicionais  estão disponíveis para ajudá-lo a se preparar.   

 

Etapa 4: prepare seus documentos 

Antes de sua consulta, certifique-se de reunir seus documentos, incluindo:

  • Prova de identidade
  • Comprovante de data de nascimento
  • Número do seguro social, carta de negação do Seguro Social ou declaração juramentada
  • Documentos de residência. 

Para entender quais documentos levar, consulte a seção Requisitos de Identificação abaixo.

 

Etapa 5: Visite o Centro de Serviços, Faça o Exame e Obtenha sua Permissão  

No dia agendado para a permissão do aluno, traga os documentos necessários e o formulário preenchido com você. Os funcionários do Centro de Atendimento não poderão fornecer um formulário para os clientes se não trouxerem um formulário preenchido.   

Incentivamos todos os clientes a chegarem ao Centro de Atendimento 15 minutos antes da reserva agendada. Na sua consulta, você fará um exame de visão e pagará a taxa de licença do aluno (US$ 30), caso ainda não tenha sido pré-paga.  

Em seguida, você escolherá se deseja fazer o exame de permissão do aluno pessoalmente no Centro de Serviços ou on-line após sua visita.   

Se você optar por fazer o exame em uma Central de Atendimento, o RMV imprimirá e emitirá o alvará.  

Se você optar por fazer o exame on-line, receberá instruções de login e credenciais para concluir o teste e será responsável por imprimir a permissão. Você deve fazer o exame em até 60 dias após visitar o Centro de Atendimento.   

Menor de 18 anos? Clique aqui para mais informações .  

Se você for reprovado no exame, poderá reagendá-lo e refazê-lo por uma taxa de US$ 30.  

 

Etapa 6: pratique a direção  

Depois de obter sua licença, você pode começar a praticar a direção com um motorista qualificado. Os condutores qualificados devem:   

  • Possuir uma carteira de motorista válida de Massachusetts ou outro estado   

  • Sente-se no banco do passageiro ao seu lado enquanto dirige  

  • Ter pelo menos 21 anos  

  • Ter pelo menos um ano de experiência de condução 

Etapa 7: agende seu teste de estrada  

Em seguida, você será solicitado a agendar um  compromisso de teste de estrada . As marcações podem ser feitas depois que os clientes recebem uma licença de aprendizagem e estão disponíveis até 60 dias antes da data marcada. 

Pode levar algum tempo para encontrar um compromisso. Se não houver um compromisso disponível na data e local de sua preferência, verifique com frequência. Agendamentos abertos diariamente.  

Se necessitar de intérprete, pode solicitá-lo aquando da marcação do teste de estrada. Você também pode trazer seu próprio intérprete para o teste de estrada.  

Para se preparar para o seu teste de estrada:  

No dia do seu teste de estrada, você deve estar acompanhado por um patrocinador qualificado. Requisitos do patrocinador:  

  • Ter 21 anos ou mais 

  • Ter pelo menos 1 ano de experiência de condução 

  • Estar devidamente licenciado pelo seu estado de residência 

Você deve pagar a taxa de teste de estrada ($35) se não foi pré-pago.  

Nota: Clientes menores de 18 anos devem ter sua licença por seis meses antes de fazer o teste de estrada.  

Se você for reprovado no teste de estrada, deverá esperar 2 semanas antes de fazer outro teste. Você não tem permissão para tentar mais de seis testes de estrada em um período de 12 meses. 

 

Etapa 8: faça seu teste de estrada e obtenha sua carteira de motorista 

Depois de passar no teste de estrada e pagar uma taxa de licença ($50), se não tiver sido pré-pago, você receberá uma licença temporária que lhe permite dirigir como um operador de veículo licenciado. 

Sua carteira de motorista oficial chegará ao seu endereço de correspondência registrado no RMV dentro de 7 a 10 dias. 

Para obter uma Carteira de Habilitação Classe D ou M padrão de Massachusetts, você precisa provar sua identidade, data de nascimento e residência em Massachusetts. A partir de 1º de julho, o RMV passará a permitir mais documentos que comprovem a identidade e a data de nascimento da Lei de Mobilidade Profissional e Familiar, apresentados a seguir. 

É necessário um documento de cada uma das duas categorias, Opção A e Opção B. 

Observação: Existem documentos adicionais que você pode fornecer para comprovar a identidade e a data de nascimento, que podem ser encontrados  aqui .  

Opção AOpção B
Passaporte estrangeiro Carteira de motorista de qualquer estado ou território dos Estados Unidos
Documento de Identificação Consular Um original ou cópia autenticada de uma certidão de nascimento de qualquer estado ou jurisdição
 Cartão de cidadão estrangeiro
 carteira de motorista estrangeira
 Uma certidão de casamento ou sentença de divórcio emitida por qualquer estado ou território dos Estados Unidos
Opção AOpção B

 

Observe que você deve trazer traduções certificadas de quaisquer documentos que não estejam em inglês. Os requisitos de certificação de tradução estão abaixo.

Documentação Previdenciária  

Os clientes também devem atender a um requisito de documentação de segurança social.  

Existem três maneiras diferentes de atender a esse requisito: 

  1. Forneça um número de segurança social (cartão SSN não é necessário) 

  1. Apresentar uma carta de recusa da Administração da Segurança Social 

  1. Se você apresentar um passaporte estrangeiro ou carteira de identidade consular para atender aos requisitos de documento, poderá assinar uma declaração declarando que nunca recebeu um número de seguro social (o RMV fornecerá um modelo) 

A lista completa de documentos aceitáveis, incluindo documentos para provar residência em Massachusetts, será atualizada antes de 1º de julho para incluir os novos documentos aceitos.

Skip to content